quinta-feira, 29 de julho de 2010

Instrumentos Musicais Árabes

"A palavra "Música" vem do grego "Mousiki" que significa a ciência de compor melodias.

Qilm al-musiqa era o nome dado pelos Árabes para a teoria Grega da música para distingui-la de Qilm al-ghinaa que era a teoria prática Árabe.

A formação de uma orquestra árabe é a mesma desde 1940. Isto se deve ao fato de que, naquela época, houve uma cantora muito famosa e especial, chamada Om Kalthoum, cuja orquestra tomou-se como referência.

Segundo o músico Mário Kirlis, na música oriental há uma predominância do melódico enquanto que, na música ocidental, predomina o harmônico. A música árabe desenvolveu-se com forte influência religiosa, quando a música não tem conotações religiosas, tem ao menos um sentido mais profundo e místico. Também é importante saber que para os árabes a música é muito importante.

Instrumentos típicos

1) Instrumentos de sopro:

a) Mizmar:
Aquela cornetinha "estridente" que ouvimos muitas vezes no Said é tão típica e representa muito da riqueza cultural da região de Said.
"Instrumento de sopro semelhante a uma corneta, também chamado de Zâmr, o mizmar é uma espécie de oboé. Os seus repetidos trinados no timbre agudo, em incontrolável velocidade, imita o Zaghareet, o grito dos berberes. É um instrumento de sopro de alto diapasão, muito utilizado em danças folclóricas."

b) Nay:
"A flauta é o mais antigo dos instrumentos musicais e o ser humano, quando a idealizou, pensou nos materiais diretamente do mundo que o rodeava. Este instrumento data de um período bastante remoto. O nay tem associações filosóficas e místicas, nas quais ele é associado ao corpo humano: ambos precisam do sopro da vida para se tornarem ativos. De acordo com estas crenças, o som do nay pretende expressar a ânsia do homem em unir-se a Deus. A bailarina aproveita para demonstrar o domínio de seu corpo nos ritmos lentos."


2 - Instrumentos de corda:

a) Alaúde:
Sua leitura na dança pode ser feita utilizando-se de tremidos e shimmies. O toque lembra o kanoun só que a diferença é que o som das cordas do kanoun é mais agudo, lembrando uma harpa.
"Também é chamado de "oud" que, em árabe, quer dizer madeira. É tão popular no mundo árabe que, é difícil uma família que não tenha alguém que toque alaúde."

b) Kamanja , Violín e violoncelo:
Instrumento europeu que foi adotado pela música árabe no século XIX. No século XX ele já havia tomado o lugar da antiga rabeca de ponta de ferro, passando inclusive a usar o seu nome: kamanja ou kaman. Quando os múltiplos violinos foram introduzidos nas orquestras árabes, na primeira metade do século XX, o violoncelo também passou a ser utilizado. Na segunda metade do século XX tornou-se comum nas grandes orquestras a utilização de pelo menos três deles.

c) Kanun ou Al-qanoon:
É um instrumento trapezoidal, que é tocado com o auxílio de um plectro e utilizando os dedos de ambas as mãos. O número total de cordas pode variar entre 64 e 82.
Se executa ponteios, com as pontas dos dedos envoltas por anéis metálicos, um em cada mão. Ambas as mãos podem tocar a mesma corda fazendo um som “tremeluzente”. Descende de uma antiga harpa egípcia e seu nome, ao pé da letra significa "a lei". É posicionada no colo do músico, ou em cima de uma mesa especial, colocada em frente ao músico, que a tocará sentado.

d) Bouzouk:
Consiste em um alaúde pequeno no corpo e longo no braço. Do bouzouk se extraem sons mais agudos. Este instrumento é utilizado na Grécia, mas também pode ser encontrado em países árabes.


3 - Instrumentos de Percussão:

Toques: os toques mais importantes são dum o tac, sendo que o nome dos toques vem do som que produzem e são aplicados a todos os instrumentos de percussão.

a) Derbake ou darbukka:
com certeza é o instrumento de percussão mais importante. Quando outros instrumentos marcam o ritmo, o derbakista tem liberdade para criar e improvisar. O instrumento pode ser de madeira , de cerâmica ou, como os mais modernos, de fibra de vidro e de metal.

b) Dohola:
ou "tabla grave" é semelhante ao derbake, porém maior e mais largo. Seu som é mais grave que o som do derbake e serve como base rítmica para solos de percussão. O doholla segura o ritmo enquanto o derbake "brinca" floreando em cima da base.

c) Duff ou Raqq:
é uma espécie de pandeiro. Apresenta um aspecto exatamente igual ao pandeiro, porém de tamanho menor. Também possui pratinelas ao seu redor.Como requer um som mais suave, a pele que se utiliza neste caso é a de peixe. A parte exterior do aro de madeira, é ricamente decorada com madrepérola e mosaicos. Pode ser usado para liderar a percussão ou para seu pano de fundo, como o músico preferir.

d) Tabel:
significa "tambor grande". É um instrumento recoberto com pele em ambos os lados. Toca-se pendurado ao corpo e com uma baqueta por trás, mais fina e outra maior, marcando o som grave à frente. Usado em danças folclóricas e muitas vezes em algumas aldeias, chega a substituir a própria tabla. É um som contagiante.

e) Snujs:
Sagat ou snujs são címbalos de metal, em formato de pequenos pratos. Acreditava-se que estes instrumentos eram capazes de afugentar os maus espíritos. Quando em maior tamanho, os snujs ou sagat são chamados de Tourah. Na Turquia é chamado de Zills. Requer certa prática, habilidade e musicalidade por parte de quem o toca. Dá ritmo e seus floreados dão vida à dança e à música. Podem ser tocados por uma bailarina durante a dança, ou mesmo por quem assiste.


4) Instrumentos Eletrônicos e Instrumentos Modernos:

a) Sintetizador:
é muito comum, na atualidade, encontrar teclados sintetizadores dentro da música árabe. Estes teclados produzidos por grandes marcas, especialmente para o mundo árabe. Possuem “samplers” (gravações de sons reais) de instrumentos originais árabes, assim como ritmos tradicionais já configurados.

b) Guitarra elétrica:
comum em orquestras modernas.

c) Acordeom:
Desde 1940, aproximadamente, se introduziu o acordeom nas orquestras árabes.

d) Assim como o acordeom, recentemente o sax vem sendo amplamente utilizado na música árabe, muitas vezes junto com orquestras.


Texto Retirado De uma Home Page

Vejam Fotos dos Instrumentos AQUI: