sexta-feira, 12 de março de 2010

Sobre a comparação e a crítica

Vivemos num mundo onde todos são comparados o tempo inteiro, na dança não poderia ser diferente.As pessoas estão tão limitadas dentro de padrões que tentam impor este padrão até na arte.Sei que precisamos de parâmetros para que se estabeleçam a técnica e o estilo. Mas devemos ter cuidado para que este padrão não nos limite e se torne uma ditadura.No meu trabalho e até mesmo como apreciadora procuro não comparar uma bailarina com outra, pois, penso que existem diferentes estilos, formas e interpretações para a dança. Além disso o gosto pessoal difere dependendo de quem está olhando. Na mesma apresentação vão ter pessoas que apreciam mais uma ou outra bailarina.Sendo assim a que foi a melhor para uma pessoa não necessariamente foi a melhor para outro espectador. E quem tem o direito de julgar e determinar quem é melhor ou pior. Sendo assim vamos abrir nossos olhos e mentes para que possamos apreciar a dança sem este velho e mau hábito da comparação.Como bailarina eu não quero ser melhor nem pior que ninguém quero apenas dançar minha dança procurando dar o melhor de mim todo tempo. O estudo técnico nos dá a segurança necessária para escolher e criar meu próprio jeito. Prefiro ser essa metamorfose ambulante doque ter aquela velha opinião formada sobre tudo...